Cachoeira Três Quedas em Itanhaem recebe novas adaptações para facilitar o acesso
PRESERVAÇÃO – Com foco no passeio e respeito à natureza, a primeira trilha inclusiva da Baixada Santista já se encontra aberta ao público, todos os dias, das 9 às 16 horas, sempre com monitores para controlar o acesso
A Cachoeira Três Quedas de Itanhaém, um dos pontos turísticos de maior beleza natural da cidade, recebeu adaptações para facilitar o acesso de cadeirantes e pessoas com deficiência ao local. A primeira trilha inclusiva da Baixada Santista recebeu investimentos oriundos da Fundação Florestal órgão do Governo do Estado, responsável pelo local.
Localizada no alto do Rio Branco, a trilha com cerca de 600 metros foi totalmente estruturada. Em seus primeiros 200 metros uma nova passarela suspensa do solo foi criada para que cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida cheguem ao poço natural, também conhecido como lagoa azul, onde poderão se refrescar em suas águas.
Nos outros 400 metros restantes, foram instalados corrimãos, degraus, guarda – corpos, bancos para descanso e um deck para fotografias da última queda. Além de conter a erosão que estava acontecendo no local, as adequações foram pensadas para atender a acessibilidade e segurança dos visitantes.
Após a reforma, o local já se encontra aberto ao público, todos os dias, das 9 às 16 horas, sempre com monitores para controlar o acesso. Com foco no passeio e no respeito à natureza, não são permitidos lanches, caixas de som, churrasqueiras, pets e trabalhos religiosos na trilha e cachoeira, apenas onde os carros ficam estacionados. É recomendável levar calçados que possam ser molhados e toalha.
Vale ressaltar que a fauna e a flora do local se apresentam semi-intocadas (um dos poucos resquícios de mata atlântica primária da região). A trilha cruza ainda trechos de mata ciliar (vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais) em diferentes graus de conservação. O atrativo turístico também está aberto à prática da educação ambiental, sobretudo para estudantes acima de 13 anos em pequenos grupos.
COMO CHEGAR – O acesso à cachoeira Três Quedas vindo da região central de Itanhaém ocorre pela estrada Coronel Joaquim Branco até o Posto de Informações da Fundação Florestal, em frente a Sabesp, num percurso de cerca de 14km. Após o posto, a viagem segue por mais 14 quilômetros na estrada Francisco Paniquar Filho até a entrada da cachoeira.
ATENÇAO – em pesquisas sobre a localidade/acessibilidade vi comentários no Google que o parque pode eventualmente está interditado temporariamente ou não devido a desmoronamentos. Assim, convém entrar em contato com aPrefeitura de Itanhaem (13) 3421-1600 – PABX (pois o parque da Cachoeira não disponibiliza nenhum telefone)
Algumas dicas que pegamos no Google:
“Só pegar a principal Estrada de terra que se inicia na Sabesp e seguir uns 13 km pra dentro .”
“Longe da área urbana mas sem dificuldades para chegar…. Não pega celular mas o caminho é bem simples: basta pegar a estrada do aeroporto sentido Serra e ir seguindo as placas até chegar em uma estrada de terra e percorrer 14km“
“Lugar excelente, a estrada de terra de acesso ao parque é demorada. “
“O local é lindo! Natureza pura! Não vou negar que a estrada nos últimos 13 km é bem difícil… com cascalho, buracos e alagadiços, mas vale muito a pena!
No local foram feitas melhorias oara acessibilidade de idosos e cadeirantes . Só falta um pouco mais de infraestrutura, como banheiros e local para alimentação, pois vc não pode acessar o local com nada que possa polui-lo. Há dois guardas florestais que garantem a integridade do local. “
“ O lugar foi estruturado a pouco tempo com passarelas e melhorias, realmente vale a visita! Detalhe: nem pense em fazer pic-nic na cachoeira, não pode entrar com alimentos. Tente seguir a regra. Caminhada curta até a cachoeira que vale a pena“.