Desconto em viagens aéreas para tetraplégicos
Você sabia que SOMENTE os ACOMPANHANTES dos Tetraplégicos tem direito a um desconto de até 80% na passagem aérea?
O DIREITO é concedido através da RESOLUÇÃO Nº 280 da ANAC, DE 11 DE JULHO DE 2013. Mas existem algumas regras como, por exemplo, o desconto é somente para o acompanhante do PCD, que deve ser maior de 18 anos e possuir condições de prestar auxílio nas assistências necessárias e deve viajar ao lado da pessoa com deficiência.
Isto é bem pouco divulgado para que justamente a gente pague a passagem integralmente. Fica bem escondido nas informações do site das Companhias aéreas.
Para conseguir o desconto, você precisa solicitar para seu médico o preenchimento de um formulário próprio: MEDIF ou FREMEC. Este formulário tem por objetivo proporcionar as informações necessárias que permitam aos departamentos médicos das companhias aéreas avaliar as condições do passageiro para a viagem.
Ambos formulários possuem a mesma finalidade, que é garantir que a companhia aérea esteja preparada para receber a pessoa com deficiência.
Diferença entre os formulários:
O Medif é um formulário que atesta que o passageiro portador de deficiência está apto a fazer uma viagem de avião. Tem validade de até 30 dias, sendo necessário o envio de um novo formulário a cada nova viagem (caso a nova viagem exceda os 30 dias de validade).
O Fremec, por sua vez, é um documento que visa facilitar as viagens de passageiros frequentes que sejam portadores de condições médicas especiais, assim como nós tetraplégicos! Indicado para viajantes frequentes e tem validade de um ano.
Como solicitar?
Entre em contato com a companhia aérea a qual você irá viajar para saber qual o procedimento dela (podendo ser através dos canais de comunicação ou do próprio site). Cada empresa utiliza um procedimento. E tem Companhias que nem é necessário comprovação (bem poucas), o desconto é dado por telefone. Só ligar e reservar!
Se você estiver fazendo a solicitação por telefone, não se esqueça de anotar o endereço de e-mail da empresa para poder enviar a documentação necessária para pedir o desconto.
Na solicitação pela internet, você consegue fazer todo o processo pelo site da companhia aérea. Basta fazer o download do formulário, preencher e enviar a documentação necessária.
A avaliação será feita pelo serviço médico da companhia, especializado em medicina de aviação que, geralmente, tem prazo para resposta de 48 (quarenta e oito) horas.
Mas, atenção!
Trechos com translado entre diferentes companhias aéreas não tem desconto. Essa observação é importante principalmente no caso de viagens internacionais.
Fonte